
Shopping Parque das Bandeiras inaugura novo espaço: Quintal do Ban
O novo espaço gastronômico traz ótimas opções e regionalismo campineiro para o shopping neste mês de Setembro
Pensando sempre em proporcionar experiências encantadoras de gastronomia e lazer para a família, o Shopping Parque das Bandeiras inaugura o Quintal do Ban. Além da gastronomia, o espaço contará com cenários para fotos, Pet Park e Play Kids. Durante este mês de Setembro, enquanto os restaurantes do espaço se preparam, sua primeira experiência gastronômica no espaço promete ser o ponto de encontro nos finais de semana com marcas exclusivas de São Paulo e somando ao tradicionalismo campineiro. Foodtrucks estarão no local para o esquenta do Quintal do Ban: terá de burguers a massas, passando por churrasco, petiscos, doces, sorvetes e boa cerveja. Os preços variam até R$40.
Durante todos os fins de semana de Setembro, os clientes do shopping já poderão aproveitar o Esquenta do Quintal do Ban com foodtrucks de marcas como Boteco Vidottinho, Nanica, Holy Burguer, Cervejaria 3 Américas, Escola Sorvete, Rolando Massinha e Porto BBQ. O horário de funcionamento do espaço neste 1º mês será: as sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 12h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
“Buscamos proporcionar uma experiência encantadora para que os clientes do shopping sintam um pouco do que será o Quintal do Ban e conheçam a estrutura do espaço, já usufruindo do melhor que temos, a boa gastronomia”, diz Fernando Castanheira, superintendente do Shopping Parque das Bandeiras.
O Quintal do Ban O espaço gastronômico do empreendimento chega para trazer de experiências únicas para os clientes do shopping. Nomes gastronômicos como a maior hamburgueria temática de videogame do Brasil, o Charada Burguer, o badalado Boteco Vidottinho, com a melhor coxinha de Campinas, e, a Cervejaria 3 Américas, com suas premiadas cervejas, são as marcas já confirmadas no local e inauguram seus restaurantes a partir de outubro.
O novo projeto mudará o posicionamento do shopping, começando pela arquitetura irreverente, com a obra do artista Lobo. A intervenção artística na fachada traz cores e elementos que servirão como um novo painel instagramável. A arte abraçando todo o projeto servirá de cenário para todas as atrações que acontecerão no espaço, levando experiencias prazerosas a seus clientes.
Para mais informações, fique atento aos canais oficiais do Shopping Parque das Bandeiras no Instagram e Facebook.
Esquenta Quintal do Ban
Local: Área externa do shopping Acesso B
Data: De 03 à 07/09 10 a 12/09 17 a 19/09 e 24 a 26/09.
Horário: Às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 12h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. John Boyd Dunlop, 3900 – Jardim Ipaussurama

Projeto recebe inscrições para oficina on-line de ilustração editorial em Campinas
Interessados podem se inscrever por meio de formulário em site oficial até 13 de maio.
O projeto sobre o livro infanto-juvenil “Isabela Adormecida”, das autoras Kate Manhães e Rhelga Westin, recebe até 13 de maio as inscrições para dez vagas em uma oficina on-line e gratuita de ilustração editorial. A proposta foi contemplada no Programa de Ação Cultural e Econômica do estado (ProAC) em 2019 e os interessados devem preencher um formulário disponível em site oficial.
De acordo com a organização, a oficina é direcionada para pessoas com mais de 15 anos e não é necessário ter experiência na área. Durante o evento serão abordados os seguintes temas: processos criativos, interpretação de texto, elementos do livro ilustrado (ambientação, personagem, tempo e movimento), além de planejamento e execução com exercícios práticos acompanhados pelas autoras.
Kate Manhães é escritora e artista plástica, enquanto Rhelga Westin é ilustradora e designer. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou por redes sociais do ateliê.
O livro “Isabela Adormecida” conta a história de uma menina de 8 anos que não sente fome, nem vontade de brincar, e gosta apenas de dormir. Os pais tentam animar ela, mas nada muda até que ela presencia, pela janela de casa, um “crime”. Para investigar o que aconteceu, ela terá que se alimentar bem para recuperar a voz e organizar as peças do quebra-cabeça da cena que testemunhou.
Em 23 de maio, às 11h, as autoras farão uma live sobre o livro em rede social do Ateliê Oráculo.
Veja Mais
Central do Rock abre vagas gratuitas para programa de rock
A Sala Central estreia no fim de março com uma programação on-line e presencial
A Central do Rock está lançando um programa de auditório em Campinas. A Sala Central é um evento on-line, mas que abre espaço para um público presencial restrito há 30% de ocupação.
Quem quiser participar no auditório, já pode garantir uma vaga comprando uma Camiseta da Campanha “Eu Apoio o Rock Autoral”. A compra é feito por este site, no link da Sala Central. Os primeiros que comprarem, garantem a participação presencial.
O projeto foi contemplado com o incentivo cultural da Lei Aldir Blanc, através do ProAC e já está em fase de produção. Além de oferecer uma atração para quem está órfão de eventos de Rock, a “Sala Central” ainda vai ajudar entidades assistenciais da cidade.
Serão quatro episódios, seguindo o formato dos programas de auditório da TV Cultura dos anos 90 e início de 2000, como o Musikaos. São três bandas autorais por episódio, com apresentações ao vivo transmitidas diretamente da Sala dos Toninhos da Estação Cultura, que ficarão também disponíveis em plataformas de streaming.
As bandas selecionadas atendem aos variados estilos de rock, com um dia reservado para cada público. Foi definida uma banda “headline” por episódio: Korzus, Autoramas, Dead Fish e Wander Wildner. Sobem ao palco também duas bandas autorias da região, por dia.
O programa ainda vai contar com a participação de artistas plásticos, que vão criar obras seguindo a temática de cada apresentação. De acordo com o presidente da Central do Rock, Nino Fonseca, essas obras serão leiloadas entre os internautas e o valor arrecadado será destinado a instituições assistenciais da Região.
“É uma oportunidade para o público roqueiro fazer sua parte, contribuindo com instituições que estão passando por dificuldade, especialmente neste momento difícil de pandemia”, afirma Nino.
As apresentações vão acontecer nos dias 27 e 28 de março e 10 e 11 de abril, com tradução simultânea em Libras. E quem ficar em casa vai poder acompanhar gratuitamente toda a programação, através dos canais da Central do Rock no Youtube e no Facebook.
SERVIÇO
27/03 – Wander Wildner, Monstrenga, Djamble Artista Plástico ETE.
28/03 – Korzus, Kamala, Cavaleiro Dragão Artista Plástico Carol.
10/04 – Dead Fish, Insulto, Contra Regras Artista Plástico Carlão.
11/04 – Autoramas, Dirty Swede, Free some Artista Plástico Waldomiro Mugrelise
Evento presencial
Sala dos Toninhos (Rua Francisco Teodoro, 1050).
Veja Mais
Clube de comédia reabre com show de Thiago Ventura
Thiago Ventura sobe ao palco em duas sessões, sendo a primeira às 18h e a segunda às 21h, com seu show “Modo Efetivo”
O Interiorano Comedy Club, em Campinas, reabre nesta sexta-feira (19) com a apresentação do humorista Thiago Ventura, que sobe ao palco em duas sessões, sendo a primeira às 18h e a segunda às 21h, com seu show “Modo Efetivo”.
Um dos mais consagrados humoristas brasileiros, Thiago Ventura é considerado um fenômeno no stand up, tendo se apresentado por todo o país.
Natural de Taboão da Serra, ele acumula milhões de seguidores e de visualizações em seus vídeos. Em seus espetáculos, conta histórias da sua vida, de maneira cômica. Em seu quarto show solo, Ventura fala sobre seus primeiros relacionamentos amorosos, sexualidade e as relações cotidianas, de maneira leve e hilária.
Há ingressos disponíveis, que custam a partir de R$ 50 e podem ser adquiridos através desta página.

Hortolândia abre inscrições da 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona
A 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontecerá entre os dias 12 a 27 de março
A Prefeitura de Hortolândia abriu inscrições para a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontecerá entre os dias 12 a 27 de março. As inscrições podem ser feitas até este domingo (14) no site da mostra.
De acordo com as
produtoras do evento, a edição deste ano terá espetáculos presenciais, com
transmissão ao vivo on-line e gravados. A previsão é que a programação
apresente 36 espetáculos, dos quais 24 serão selecionados por meio de edital.
Até o momento, já foram inscritas peças teatrais de grupos de 20 estados
brasileiros, do Uruguai e da Itália.
O evento é um dos contemplados com recursos da lei
federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos e empresas
artísticas do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do
Coronavírus.
Os espetáculos presenciais serão encenados na Emef
(Escola Municipal de Educação Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim,
localizada na rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro. As
peças terão entrada gratuita, com restrição de 30% da capacidade de público do
local e seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação do
Coronavírus.
Ainda de acordo com as produtoras da mostra, as
apresentações on-line serão viabilizadas por meio de um chapéu virtual,
ferramenta para arrecadar recursos, que serão destinados para financiar os
grupos que farão as apresentações on-line.

Circuito Sesc de Corridas promove etapa virtual solidária
Desde 2018, o Circuito Sesc de Corridas promove anualmente mais de 120 provas de rua por todo país. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, as corridas foram suspensas. Mas para oferecer ao público a possibilidade de voltar a vivenciar essa experiência, o circuito lançou sua primeira etapa virtual. Entre 5 e 13 de dezembro, atletas de todas as regiões poderão participar de uma prova de 5km, escolhendo dia, local e horário para realização do trajeto, de forma a evitar aglomerações e respeitar as recomendações dos órgãos de saúde.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 9 e 20 de novembro pelo site www.circuitosescdecorridas.com.br e será vinculada a uma doação ao Mesa Brasil Sesc, com valor a partir de R$ 20. Toda a renda arrecadada será revertida para compra de cestas básicas, que serão distribuídas pelo programa a instituições assistenciais cadastradas.
Para comprovar a participação, o atleta deverá utilizar dispositivos que indicam o tempo e a distância percorrida – como aplicativos de celular, relógios, GPS ou similares, foto do painel da esteira, entre outros – e registrar as informações no site do Circuito Sesc de Corridas. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro no site do evento e, a partir do dia 18 de janeiro de 2021, os atletas poderão retirar a camiseta finisher da prova na unidade escolhida no momento da inscrição.
No total, serão disponibilizadas mais de 70 mil inscrições, atendendo todas as regiões do país.
Circuito Sesc de Corridas
O projeto tem como objetivo incentivar à prática de exercícios físicos e propiciar um estilo de vida saudável. As provas acontecem tanto nos grandes centros como em municípios do interior e comunidades periféricas, ampliando o acesso para os atletas e incentivando iniciantes na modalidade. Outra característica do circuito é promover a integração dos participantes e familiares, por meio de ações de lazer e entretenimento, realizadas paralelamente às provas, como jogos educativos, aulões de ginástica e recreação.
Veja Mais
Mostra ‘Relíquias do Mundo’ chega a Campinas com 150 peças de artigos autênticos da história e da cultura
Exposição com artigos inéditos estará no Parque Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, a partir das 13h30 deste sábado (7). A mostra acontece até 31 de janeiro de 2021.
O Parque Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), recebe neste final de semana a exposição “Relíquias do Mundo”, a partir das 13h30. A mostra reúne cerca de 150 peças, adquiridas ao longo de 15 anos por um casal apaixonado por cultura e história, e vai até 31 de janeiro.
João Júnior, empreendedor cultural, contou que a ideia surgiu em 2006 quando comprou o robô B9 da série “Perdidos no Espaço” e, devido o interesse de alguns colegas em ter um igual, ele decidiu começar a vender réplicas e a montar o projeto de exposição.
O local é dividido em espaços e há um específico para astronomia com peças exclusivas, como partes de foguete, uniformes originais e objetos autografados por astronautas.
A mostra também contempla o cientista Thomas Edison com um manuscrito original de orientações ao jardineiro e a invenção de um dos precursores dos aparelhos de reprodução de música.
Além disso, há peças de guerra, como um capacete com a marca de entrada e saída da munição. Já para os amantes do esporte, “Relíquias do Mundo” tem camisas, trajes, bolas e capacetes assinados pelos grandes atletas da história.

Em relação à cultura pop, o museu apresenta desde o escudo do “Capitão América” autografado até relíquias autênticas do filme “De Volta Para o Futuro”. Instrumentos musicais originais de artistas clássicos também estão expostos.
“O que importa mesmo é a história, a cultura. O pai trazer os seus filhos aqui no Parque Pico das Cabras e ter acesso a essa maravilha de cultura, de educação, de ciência, de tecnologia”, explica Júnior.
O valor da entrada é de R$ 40 por pessoa e a mostra fica aberta até as 19h. Os ingressos podem ser obtidos pelo site ou presencialmente.
Veja Mais
5ª Semana Senac de Leitura será digital e retratará diversidade
Evento on-line acontece de 13 a 17 de outubro, e irá explorar assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional
A 5ª Semana Senac de Leitura acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital, em Campinas. A programação será gratuita e seguirá a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo. O evento poderá ser acompanhado pelo YouTube, no Microsoft Teams e redes sociais. (Veja a programação completa abaixo)
Divulgada
neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e
do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados
leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses.
Por isso, como
forma de levar e incentivar a leitura para todos com temas atuais, este ano, o
evento contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados,
relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade,
acessibilidade e biblioterapia.
Segundo a
coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário
atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura,
assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral.
“Desde sua
criação, pensamos em realizar uma atividade capaz de abordar temas complexos e
necessários com o maior número de pessoas, por isso, nada melhor do que uma
conversa sobre diversidade na edição de 2020”, explica Cristiane.
Para participar não
há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em
leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos
temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de
gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Confira
a programação completa de Campinas:
Apresentação: Contação de História Inspirada no Livro Joana a Princesa
Na terça-feira, 13,
Elaine França Holanda e Luiz Carlos de Farias farão a contação de histórias
inspirada no livro Joana a Princesa de Janaina Leslão, que abordará a temática
transexual, contação cheia de metáforas, cores e poesia, usando sons e
objetos.O vídeo será divulgado no Instagram (@senac.campinas) e Facebook do Senac Campinas, das 15 às 15h30.
Bate-papo: Literatura – do racismo estrutural a uma abordagem antirracista
No dia 15, Ariana
Gilberto realizará um bate-papo sobre algumas obras literárias que fazem parte
da nossa cultura. Porém, possuem viéses racistas os quais ao longo do tempo
construíram, de forma efetiva, o racismo estrutural. Este entendimento se faz
necessário para conhecermos os seus efeitos em nosso cotidiano até chegarmos à
literatura que constrói, de forma significativa, uma educação antirracista. A
transmissão será realizada ao vivo, das 13h15 às 14h45 pela plataforma Microsoft Teams.
Roda de
conversa – Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões
Também no dia 15,
tem uma roda de conversa com as docentes do Senac Justine Armani, Ana Carolina
Pereira Marcondes, Silvia Cristina Marques Belatine e Carolina Fritoli. Elas
discutirão, das 18h às 19h, como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e
na construção de narrativas mais inclusivas, assim como de que forma essa
leiturapode colaborar com a ruptura de padrões estéticos
construídos no imaginário social.
A transmissão será ao vivopelo Facebook do Senac
São Carlos.

Cidades turísticas perto de Campinas
Campinas, a 100 km de São Paulo, é a maior cidade do interior paulista, numa região cercada de boas estradas (mas caras, por causa dos pedágios), cidades turísticas e com um dos principais aeroportos do país, o Aeroporto de Viracopos.
São muitas as cidades da região de Campinas e perto que guardam atrações turísticas, desde lugares para fazer turismo rural e ecoturismo até lugares com ótimos resorts e spas para relaxar no final de semana.
Bem desenvolvida, a região de Campinas conta com muitos hotéis, pousadas e hotéis-fazenda em lugares da época do café.
Holambra – 35 km de Campinas – Essa pequena cidade do interior é conhecida pelas flores, é a maior produtora do Brasil. Além de inúneros lugares em Holambra para comprar flores, a bonita cidade conta com parques bem cuidados, lagos e restaurantes, além de casas e até um moinho de inspiração holandesa. Holambra tem grande influência dos holandeses e conta com ótimos restaurantes de culinária holandesa. É uma boa cidade perto de Campinas para almoçar no final de semana e para uma viagem de casal de namorados. Entre os melhores hotéis de Holambra está o Top Centrum, bem localizado no centro da cidade, que conta com quartos que são verdadeiros apartamentos, com sala e cozinha.
Jaguariúna – 20 km de Campinas – Destino do trem Maria Fumaça que sai de Campinas, essa pequena cidade do interior possui a Estação de Trem preservada, com restaurante e bar, além de itens históricos.
Outra atração de Jaguariúna é o Bar da Praia, um restaurante com muitos peixes, camarão e comida típica e uma boa loja de presentes.
Bragança Paulista – 65 km de Campinas – A Terra da Linguiça no interior paulista tem muitas opções da iguaria, com lanches e embutidos de todos os tipos.
Uma boa pousada para relaxar perto de Campinas em Bragança Paulista é a Pousada Luz e Paz, em um lugar verde que celebra a tranquilidade e a qualidade de vida.
Atibaia – 65 km de Campinas – Uma estância climática, conta com ótimos hotéis-fazenda perto de Campinas e com um dos melhores resorts do interior paulista, o Bourbon Atibaia Resort. Um dos melhores destinos para visitar em Atibaia é a Pedra Grande, ponto de salto de voo livre e mirante das montanhas da região de Campinas.
Socorro – 120 km de Campinas – A Cidade Aventura no Circuito das Águas no interior paulista tem cachoeiras, rio com corredeira para rafting, lugares para tirolesa e ótimos parques e hotéis-fazenda para a família.
Entre os destaques, estão os hotéis-fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, considerados dois dos melhores lugares do tipo para viajar com a família perto no interior paulista.
Serra Negra – 100 km – Serra Negra é uma grande cidade do interior com boa rede de hotéis, pousadas e hotéis-fazenda no Circuito das Águas.
Entre as atrações de Serra Negra, estão coisas para fazer com toda a família, como fontes de águas minerais medicinais, um teleférico que leva ao Cristo no centro da cidade e o Disneylândia dos Robôs, um bom lugar para ir com crianças no final de semana perto de Campinas.
São Roque – 110 km de Campinas – Com opções de turismo rural, São Roque conta com produção de uvas e vinho e ótimos restaurantes.
O destaque entre as coisas para fazer em São Roque é o Roteiro do Vinho, com lugares como adegas, vinícolas e restaurantes que celebram a bebida.
Extrema-MG – 90 km de Campinas – Na fronteira entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, Extrema é uma cidade do interior de MG legal para conhecer perto de Campinas. Com represa para esportes de água e trilhas na Serra do Lopo, além da típica culinária do interior mineiro, Extrema é um bom destino para ir no inverno e no verão perto de Campinas. Na fronteira com Extrema, no interior paulista, fica Joanópolis, que tem um ótimo resort, o Resort Monte das Oliveiras.
Piracicaba – 80 km de Campinas – A principal atração de Piracicaba é a rua do Porto, em frente ao rio Piracicaba. Além de um parque propício a passeios e piqueniques, a avenida conta com ótimos restaurantes de peixe e feira de artesanato em finais de semana.
Veja Mais
Veja como foi a apresentação da Sinfônica na Concha Acústica
O concerto temático marcou o retorno da Sinfônica aos palcos presenciais, após longo período de home office devido ao isolamento social
A Prefeitura de Campinas e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) fizeram uma homenagem no último domingo, dia 27, aos profissionais de saúde que atuam no combate ao covid-19. A apresentação “Concerto da Primavera As Flores Estão Voltando” aconteceu na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral e foi fechado para 100 funcionários previamente sorteados para assistirem ao vivo.
O concerto temático marcou o retorno da Sinfônica aos palcos presenciais, após longo período de “home office” devido ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. Ele foi exibido ao vivo pelo portal ACidade ON e também pela página no Youtube Cultura Abraça Campinas, canal da Secretaria Municipal de Cultura que promove eventos e atividades culturais de maneira virtual.
Ao longo dos últimos dias, o portal ACidade ON produziu conteúdo especial sobre a produção deste concerto, que terá em seu repertório duas emblemáticas obras do período Barroco: “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e a “Ária em Ré Maior da Suíte para Orquestra nº 3 BWV 1068”, de J. S. Bach. Confira o material exclusivo sobre a Sinfônica em nossa página especial.
“Gostaria de poder oferecer este show a todos presencialmente, mas os sorteados vão simbolicamente representar todos os profissionais de saúde”, acena o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco. Cada funcionário contemplado poderá levar um acompanhante consigo para assistir à apresentação.
Homenagem
De acordo com o diretor artístico e regente titular da OSMC,
Victor Hugo Toro, a apresentação também contou com um momento especial para
homenagear os profissionais que perderam suas vidas durante o período maior de
combate ao coronavírus na cidade.
“Faz parte da nossa missão dar um pouco de conforto ao
espírito campineiro, por isso, faremos esta homenagem”, sinaliza o
regente, sem dar muitos detalhes sobre a surpresa. A organização informou que
todos os instrumentistas vão se apresentar de máscara, e que colocará flores
entre os convidados para sinalizar a distância mínima necessária.