
Mostra ‘Relíquias do Mundo’ chega a Campinas com 150 peças de artigos autênticos da história e da cultura
Exposição com artigos inéditos estará no Parque Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, a partir das 13h30 deste sábado (7). A mostra acontece até 31 de janeiro de 2021.
O Parque Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), recebe neste final de semana a exposição “Relíquias do Mundo”, a partir das 13h30. A mostra reúne cerca de 150 peças, adquiridas ao longo de 15 anos por um casal apaixonado por cultura e história, e vai até 31 de janeiro.
João Júnior, empreendedor cultural, contou que a ideia surgiu em 2006 quando comprou o robô B9 da série “Perdidos no Espaço” e, devido o interesse de alguns colegas em ter um igual, ele decidiu começar a vender réplicas e a montar o projeto de exposição.
O local é dividido em espaços e há um específico para astronomia com peças exclusivas, como partes de foguete, uniformes originais e objetos autografados por astronautas.
A mostra também contempla o cientista Thomas Edison com um manuscrito original de orientações ao jardineiro e a invenção de um dos precursores dos aparelhos de reprodução de música.
Além disso, há peças de guerra, como um capacete com a marca de entrada e saída da munição. Já para os amantes do esporte, “Relíquias do Mundo” tem camisas, trajes, bolas e capacetes assinados pelos grandes atletas da história.

Em relação à cultura pop, o museu apresenta desde o escudo do “Capitão América” autografado até relíquias autênticas do filme “De Volta Para o Futuro”. Instrumentos musicais originais de artistas clássicos também estão expostos.
“O que importa mesmo é a história, a cultura. O pai trazer os seus filhos aqui no Parque Pico das Cabras e ter acesso a essa maravilha de cultura, de educação, de ciência, de tecnologia”, explica Júnior.
O valor da entrada é de R$ 40 por pessoa e a mostra fica aberta até as 19h. Os ingressos podem ser obtidos pelo site ou presencialmente.